Monday, March 8, 2010

Prémios da Academia

Nesta madrugada foram entregues os Oscars, ou prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. É espantoso observar a organização do evento, assim como o tipo de prestígio que um prémio destes pode trazer.

Há pouco tempo li um artigo noutro blog em que expressava a verdadeira importância deste evento em especial: "Aqui se fazem carreiras, não só no mundo do cinema". Não poderia estar mais correcto, desde o par de sapatos que são calçados pelas diversas actrizes, passando pelos vestidos, até aos seus penteados, tudo é analisado (muito bem analisado) pelos críticos e por vezes grandes carreiras começam mesmo antes do início do espectáculo.


É o maior espectáculo cinematográfico e de entrega de prémios do ano e, mesmo assim, não é ultrapassado pela quantidade de fundos necessários para o organizar. Num tempo em que qualquer euro/dólar/libra é necessária à sobrevivência das vitimas de 'desastres', é impressionante o que se gasta com este tipo de 'futilidades'.

Pessoalmente, e não sendo fundacionista, penso que uma entrega de prémios poderia não exigir tantos gastos, porque apenas os 'laureados' irão ser relembrados (talvez) para sempre. Quem é que ainda se lembra do vestido da Sandra Bullock quando foi pela primeira vez aos Oscars? Exacto, são poucos os que ainda se lembram deste tipo de coisas que já aconteceram há anos...

É impressionante a forma como pequenas estatuetas podem render milhões.

Ainda não vi o "Crazy Heart", e acho o Jeff Bridges espectacular, mas não consigo perceber como é que o Christian Bale ainda não recebeu nenhuma estatueta destas. Ou o Gerard Butler... O primeiro foi Batman por duas vezes e em 2000 fez o "American Psycho"; já o segundo encarna cada personagem de forma diferente, conseguindo alternar entre um romance, filme de acção, thriller, drama...

No comments:

Post a Comment