"fevereiro 03, 2006
As proezas espaciais soviéticas
Bip, Bip, Bip
A 4 de Outubro de 1957, um pequeno barulho estranho e regular chega aos rádios amadores de todo o Mundo: "Bip, Bip, Bip, Bip...". Este sinal era do primeiro satélite artificial que os soviéticos acabavam de colocar em órbita: Spoutnik 1, uma bola de alumínio de 60 cm de diâmetro com dois pares de antenas. Com ele, os soviéticos ganham a primeira corrida ao espaço em plena "guerra fria", dá-se o invés aos americanos, e uma grande ameaça, porque o foguetão que lançou o Spoutnik derivou de um míssil que permitia aos soviéticos bombardear qualquer ponto do globo.
___________________________________________________________________________
Um animal no espaço
Um mês depois de Spoutnik 1, os soviéticos enviaram pela primeira vez um ser vivo ao espaço: a pequena cadela Laika.. Estes sucessos espaciais conferem à União Soviética um imenso prestigio.
___________________________________________________________________________
Os insucessos americanos
A América decide recuperar o seu atraso. O exército, a marítima e a força aérea: cada comando das forças armadas vai seguir o seu próprio programa de foguetões.
Cada um procede febrilmente as experiências. Mas essas experiências resumiam-se a insucessos humilhantes pperante os jornais e a televisão. Em 1959, o governo americano decide criar uma administração espacial, a NASA, para centralizar todos estes esforços.
___________________________________________________________________________
Gagarine
Mas a 12 de Abril de 1961, acontece uma nova - e muito grande - humilhação: a bordo do Vostok 1, o russo Youri Gagarine torna-se o primeiro homaem em órbita da História e completa uma volta à Terra em 108 minutos.
Os americanos tentam consolar-se ao enviar ao espaço, um mês mais tarde, Alan Shepard, mas o seu voo só dura um quarto de hora. A 20 de Fevereiro de 1962, John Glenn torna-se o primeiro americano em órbita. Mas já era muito tarde!
___________________________________________________________________________
Os primeiríssimos
Os russos não se ficaram por aí: em Junho de 1962, enviam a primeira mulher a órbita, Valentina Terechkova.
No ano seguinte adiantam-se novamente: fazem voar três cosmonautas a bordo da mesma nave espacial. Em 1965, Alexei Leonov sai pela primeira vez da nave no espaço. Por fim, em Janeiro de 1969, os soviéticos conseguem ligar duas naves habitáveis. Mas o que fazia a América durante este tempo? Aprofunda o seu avanço tecnológico (em electrónica, informática, miniaturas e superioridade em motores a hidrogénio) e prepara-se para a sua grande vingança..."
Sunday, July 18, 2010
#ArquivoCF - As proezas espaciais soviéticas
Etiquetas:
1969,
2006,
alexei leonov,
gagarine,
laika,
nasa,
proezas espaciais soviéticas,
spoutnik,
valentina terechkova,
vostok 1
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment